26 janeiro 2007

DO TAMANHO DE UMA FORMIGA

- Uma formiga.
- Uma? Formigas vivem aos montes. Dá até na vista.
- Mas não esta. É uma pequena historia de uma Formiga “solitária” feliz.

Bom, como toda formiga, ela trabalha com o pesado. Erguendo pesos para um dia edificar seu formigueiro. Sim, esta formiga não tem um formigueiro seu, mas trabalha extenuante para isso.

É uma formiga vivida, mas nem tanto; já viveu e vive ótimos verões e já suportou invernos brabos. Na verdade, é uma espécie diferente de formiga em que se pode encontrar traços das mais variadas raças de formiga.

Comecemos por uma característica comum a quase todas: a atração e gosto pelo doce. Açúcar, rapadura, pirulito, sorvete, chocolate! Dá pra montar um belo piquenique com tantos quitutes.

Esta Formiga tem também idéias brilhantes, capacidade herdada das FORMIGAS CARPINTEIRAS. É pequena e esperta, rápida e ativa como as DOCEIRAS DOMÉSTICAS. Algo sempre à vista como: “Outra formiga aqui?!” (no caso, a mesma, sempre). Ela também é forte e braba como as suas parentes “DA ROÇA”; morde com força e carrega mais de 10 vezes seu próprio peso.

Mas, basta cair uma lágrima triste, um choro da menina, que mais parece que passou um tsunami em seu caminho olfativo, e tonta, fica a rodar, procurando se situar, tentando achar sua trilha de cheiro, seu norte. E se a menina então sorri, surge um sol guia queimando no tórax dessa Formiga.

Ela tem um pouco de veneno, é verdade, como a poderosa FORMIGA BULDOG, mas que também é muito pouco usado. Ora, picada de uma formiga não mata, só dói, fica vermelho e coça.

A nossa Formiga também nos lembra a sua parente mais famosa, a genial FORMIGA ATÔMICA, por tentar sempre ser divertido, se meter em enrascadas e bancar o herói. Coitada... mas não desiste.

Ela é bem maior do que parece e tem uma característica única: Não tem medo de aranha!

Mas calma, nossa formiga não é simplesmente uma operária (padrão???) ela é uma daquelas exceções no formigueiro: um macho alfa. Aquela capaz de reproduzir, mas que para isso precisa conquistar a grande e poderosa rainha. Mas...

Alto lá!
Nossa formiga já é súdito. Tem uma rainha bonita e atraente, toda importante, cujas antenas se sintonizam perfeitamente com as suas.

O que mais falta???
Asas!!!
Faltava! A Xurmiga (já inventamos até apelido pra esta pródiga) completou mais um ciclo de “desenvolvimento” e ultimamente adquiriu suas próprias asas, azuis. Agora ela pode voar mais alto, na mesma altura de suas ambições.

Ela também é uma formiga carente – como aquelas que andam pelo chão, sobem em nossos pés, faz cócegas, desce ao chão, sobe de novo nos pés, desce, sobe... Pára Formiga!! Chamando atenção direto! É também ciumenta e às vezes insegura, mas, pouquinho. Deve ser o medo de sandálias e sapatos ameaçadores.

Mas é uma formiga forte “Sua amiga biônica, a Formiga Atômica” (Coidada... não desiste).
Uma formiga Antenada e atenta aos perigos contra sua toca, sua rainha, sua vida.

É uma formiga amiga que às vezes pensa que é anjo; com asas então, xiii... Calma Xurmiga, deve existir uma raça de formigas-palhaço, por que ainda não encontramos a origem dessa característica “X”.

Enfim...
Formiga amante
Formiga corajosa
Formiga amiga
Formiga teimosa
Formiga esportiva
Formiga cultural
Formiga apaixonada
Formiga musical (A formiguinha corta a folha e carrega...)
Formiga piloto
Etc. e tal...

É pode se considerar... Xurmiga é uma Formiga Legal.

2 comentários:

Magaliana disse...

Perfeito!!!!
CAramba!!!! ficou super fiel!
dizem que uma pessoa só pode falar de alguém depois que se conhece..
tu pode!!! sabe tudim de ocê!
hehehehehe
amei esse texto..super lindo...
mas num tem rainha não uaié uma operária véia metida a rainha..non? XD
as asas azuis me fizeram rir...pense....
parabéns mowzão! perfeitíssimo!

Psiques disse...

Tá fuderoso!!! gostei mesmo, é meu irmão!!